Muitas pessoas que nunca contribuíram  para a Previdência Social (INSS)ou deixaram de contribuir por um determinado tempo, perdendo a qualidade de segurado e não completando o tempo mínimo de carência, que é o número mínimo de contribuições mensais que você tem que pagar para a Previdência para ter direito ao benefício, acreditam que alcançando a idade de 65 anos podem se aposentar. O que ocorre é que muitas pessoas confundem Aposentadoria com Benefício Assistencial, o famoso BPC/LOAS ( Benefíciode Prestação Continuada).

Enquanto a Aposentadoria é um benefício previdenciário, que exige um número mínimo de contribuições mensais pagas pelo segurado, o BPC/LOAS é um benefício assistencial, que não exige o pagamento de contribuições.

O BPC/LOAS é um benefício assistencial, pago pelo Governo, no valor de 1 salário mínimo por mês, para as pessoas idosas, com 65 anos ou mais ou à pessoas com deficiência, que comprovem ser carentes, não tendo condições de se sustentar sozinha, e que recebam até 1/4 de salário mínimo.

Então, se você nunca contribuiu para a Previdência Social, você não poderá se aposentar e não terá direito a receber nenhum benefício previdenciário!