Francis Henrique Contabilidade
Voltar ao Topo

Ver Itens Adicionados

Por que é tão difícil vender serviços?

Por que é tão difícil vender serviços?

 

Por que é tão difícil vender serviços?

Por que é tão difícil vender serviços?

Historicamente, fala-se que o comércio surgiu a partir dos processos de trocas, em que determinados grupos trocavam suas produções por outros objetos de interesse. Nesse sistema, as trocas eram feitas com valores desconhecidos onde cada um valorizava seu produto.

Por exemplo, um pescador poderia trocar parte de sua mercadoria com um agricultor que tivesse verduras disponíveis para a troca. Assim, as primeiras atividades comerciais baseavam-se em TROCAS naturais, em que as partes estipulavam livremente a quantidade e os produtos a serem negociados.

Aos poucos foram surgindo as moedas, para facilitar as trocas comerciais que ficaram mais complexas.

Observa-se, que sempre houve a figura dos objetos, desde o inicio das negociações comerciais, o que começa a justificar por que é tão difícil vender SERVIÇOS. O SERVIÇO por si, não é algo palpável, que pode ser tocado.

De acordo com a descrição do dicionário Aurélio, SERVIÇO é ação ou efeito de servir, de dar de si algo em forma de trabalho.

Pois bem, quando falamos em comércio, logo nos vem à cabeça o dinheiro que será trocado pela mercadoria que pretendemos obter, mas, e quando precisamos comprar serviços? Os valores que são ofertados pela prestação de serviços sempre nos parece majorados ou injustos.

Para que possamos equilibrar estes dois comércios devemos pensar que, no momento o serviço que precisamos é tão fundamental em nossa vida como os objetos que vamos às lojas para comprar. Para auxiliar a necessidade de compra desses “SERVIÇOS”, podemos responder as seguintes perguntas:

1) Sem este serviço poderei ser penalizado ou até mesmo multado por algum órgão fiscalizador?

2) Sou obrigado de alguma forma a contratar esses serviços?

3) Se eu pudesse fazer este serviço eu o faria para não haver a necessidade de desembolsar um valor em favor de outrem que está executando o que preciso?

4) Tenho condições e habilidade técnica para fazê-lo ?

5) Disponho de tempo para fazer este serviço?

Após responder a essas perguntas, caso suas respostas o convençam de que deve procurar aquele que fará o serviço que esta buscando, lembre-se de remunerá-lo de acordo com sua tabela e de forma justa, pois fará algo que você não sabe fazer ou não dispõe de tempo para executar ou, ainda mais importante, fará para você serviços dos quais, como cidadão ou empresa você está obrigado a apresentar o que lhe isenta de multas ou punições. Ou seja, devo valorizar o serviço daquele que é capaz de fazer o que estou precisando obter.

Concluímos, por equacionar serviço e comércio como atividades que devem ser pagas e valorizadas, cada qual com sua particularidade, e sabendo que o que definirá os valores nem sempre será o mercado, mas sim a nossa necessidade naquele momento. Valorize os serviços prestados por seu contador. Lembre-se bem, ele estará cuidando do seu patrimônio.




DAYANE ALVES

CONTADORA CRC 094706/O

Publicado por Admin