Aposentados ou pensionistas podem ter até 45% do seu benefício comprometido.
O Instituto Nacional do Seguro do Trabalho (INSS) atualizou esta semana a nova margem de empréstimo consignado. Para checar os números, beneficiários podem acessar o aplicativo ou site Meu INSS.
De acordo com o INSS, no mês de janeiro, o limite de juros para o empréstimo com desconto em folha recuou de 1,80% para 1,76%, enquanto que para operações na modalidade de cartão de crédito e consignado, o índice máximo caiu de 2,67% para 2,61%.
É importante lembrar que o aposentado ou pensionista do órgão pode ter até 45% do seu benefício comprometido com a modalidade de crédito,uma vez que 35% é para empréstimo pessoal consignado, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão consignado de benefício.
Além disso, o empréstimo pode ser pago em até 84 meses, o equivalente a sete anos. o limite dos juros mostra que a instituição financeira pode até cobrar menos, mas nunca acima do que a taxa estabelecida.
Como acessar a tabela atualizada?
Acesse o Meu INSS (não é preciso login e senha);
Na parte de baixo da tela aparecerá um ícone escrito “Taxas de empréstimo consignado”, selecione;
Em seguida abrirá uma aba com a relação dos bancos e os respectivos juros de empréstimo;
Ao lado destes nomes de instituições estão relacionadas as taxas para as modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e para utilização do cartão consignado de benefício (RCC);
É importante se atentar, já que as taxas só aparecem quando a instituição oferece esse tipo de crédito
Um outro ponto importante a ser mencionado é que o segurado que optar por bloquear ou desbloquear o empréstimo consignado deve seguir este passos indicados abaixo:
Entrar no Meu INSS;
Clicar no botão “Novo Pedido”;
Digitar “bloquear” ou “desbloquear”;
Na lista, clicar no nome do serviço/benefício;
Ler o texto que aparece na tela e avançar seguindo as instruções.