Na contabilidade existem alguns termos que utilizados os quais, podem causar certa confusão nos significados. Isso porque, tais em outros contextos, possuem significados diferentes. Alguns deles sao: provisão e reserva.
A provisão é o registro realizado no passivo, de valores que atendam os custos e despesas. É um fato contábil já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência que financeiramente, ainda não houve o desembolso.
São expectativas de perdas de ativos ou valores a desembolsar que, no momento que essas previsões se tornam efetivas, passam a ser consideradas obrigações como por exemplo, provisão para férias, se torna férias a pagar e, provisão para impostos, torna-se imposto a pagar.
De acordo com o princípio de competência contábil, trata-se de despesas que, mesmo ainda não pagas, configuram-se como ocorridas.
Exemplo: Provisão para participação dos empregados nos lucros da empresa:
D- Participação dos trabalhadores nos Resultados ( Conta de Resultados );
C- Participação nos Resultados a Pagar ( Passivo Circulante).
Já, o registro da Reserva se dá no Patrimônio Líquido, resultante de: lucro do exercício que ainda não foi distribuído aos sócios, reserva de capital, que causa um aumento no patrimônio, por não serem exigíveis por terceiros.
Temos:
- Reserva legal;
- Reserva estatutária;
- Reserva para investimentos e,
- Reserva de lucros a realizar.